A atividade de Classificação Indicativa é exercida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com fundamento na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Atualmente, a Portaria MJ nº 502 de 2021 reúne todas as instruções atuais sobre a Classificação Indicativa. Cabe ao Patrocine Cinemas respeitar as determinações legais.
Mesmo que ainda não tenham a idade mínima necessária, crianças e adolescentes podem entrar em sessões de filmes se acompanhados de um de seus responsáveis OU portando uma autorização por escrito, de acordo com as seguintes regras:
- Filmes de classificação 18 anos: autorização permitida apenas a adolescentes a partir de 16 anos;
- Filmes de classificação até 16 anos: autorização permitida crianças e adolescentes de qualquer idade;
- Lembrando que crianças abaixo de 10 anos devem estar SEMPRE ACOMPANHADAS. Para elas, apenas portar a autorização escrita não é suficiente.
A definição de responsável abrange parentes até o 4º grau maiores de idade (pais, avós, padrastos, irmãos, tios, primos), tutor, curador ou o detentor da guarda. Por sua vez, o acompanhante é todo aquele que não se enquadrar como responsável e que possui uma autorização por escrito destes.
A autorização pode ser feita diretamente pelo acompanhante legal, quando este esteja presente, durante o transcorrer do evento, pela apresentação da documentação que identifica o menor de idade, comprovando o vínculo ou por escrito, assinada exclusivamente pelos pais, tutores, curadores ou responsáveis, no caso de menores desacompanhados. Tais medidas são importantes para assegurar a proteção de crianças e adolescentes.
NR: não recomendado
Responsável: parente até o 4º grau maior de idade (pais, avós, padrastos, irmãos, tios, primos), tutor, curador ou detentor da guarda.
Acompanhante: todo aquele que não se enquadra como responsável e que possua uma autorização por escrito destes.
O Patrocine Cinemas não permite a entrada em hipótese alguma caso as normas acima não sejam obedecidas.
A estratégia de lançamento de um filme é determinada pela distribuidora, desde a data de estreia (que pode sofrer alterações sem aviso prévio) até o tipo de lançamento (que pode ser local, regional ou nacional). Alguns títulos, nas semanas de estreias, ficam restritos apenas às grandes capitais, mas nas semanas seguintes podem ser lançados também em cidades menores.
O Patrocine Cinemas busca sempre disponibilizar um conteúdo variado de filmes e versões de acordo com o número de salas e perfil de cada cinema (o que é analisado semanalmente pelas equipes de programação e marketing). A disponibilidade de versões dubladas, legendadas, convencionais ou 3D em cada complexo é baseada nessa análise. A estreia e também a permanência de um filme ou uma versão em cartaz depende de diversos fatores, tais como tamanho do cinema, espaço na grade de programação e, principalmente, desempenho.
A programação cinematográfica é atualizada semanalmente entre terça à noite e quarta de manhã e tem início na quinta permanecendo até a quarta-feira subsequente. O Patrocine Cinemas se reserva o direito de alterar a programação sem prévio aviso.
Política de Troca ou Cancelamento de Ingressos/Devolução:
* Para a realização de Troca ou Cancelamento de Ingressos comprados em nossas Bilheterias ou Máquinas de Autoatendimento o cliente deverá:
- Comparecer a unidade que efetuou a compra;
- Apresentar o Ingresso que deseja Trocar ou Cancelar;
- Para compras físicas ou no autoatendimento o prazo para Troca ou Cancelamento é de até prazo de 4 (quatro) dias corridos a partir da data de compra. Se a sessão adquirida estiver agendada
para ocorrer nesse período, o cliente deverá realizar o pedido de cancelamento com, no mínimo, 4 (quatro) horas de antecedência ao horário marcado;
- Caso seja devolução de valores em dinheiro, a mesma não será possível de imediato, deverá seguir a orientação do atendente quanto ao necessário para prosseguir, a solicitação será repassada ao nosso departamento financeiro,
tendo um prazo de até 4 (quatro) dias corridos para a devolução. Não realizamos devolução de valores de produtos de consumo já retirados, e para sessões/ingressos a solicitação deve ser feita com no mínimo 4 (quatro) horas
de antecedência ao horário da sessão em questão.
- Devolução no Cartão de Crédito, Débito ou Pix, somente será feita presencialmente, e se a solicitação for feita com até 4 (quatro) horas de antecedência do início da sessão adiquirida. Não realizamos devolução de
valores de produtos de consumo já retirados.
* Nas compras online (Velox Tickets):
a. Compras com Ingressos:
O usuário poderá cancelar, ele mesmo, até duas compras por semana, via botão Cancelar Compra localizado em Minhas Compras/ Compras. Para cancelamento de duas compras na semana, este deve continuar sendo solicitado
pela área "Ajuda & Contato" da venda online.
O cancelamento pode ser realizado do momento da compra até 20 minutos antes do início da sessão, Esta modalidade de cancelamento é válida para compras realizadas exclusivamente pelo site ou parceiros operados pela Velox Tickets.
Veja o vídeo do passo a passo acessando https://youtu.be/kJpKpXyjYag.
Para cancelamentos de compras acima do limite descrito acima (3 compras por semana) ou caso o usuário não consiga solicitar o cancelamento dentro do prazo de até 20 minutos antes da sessão do filme, este deverá contatar
a Velox através da "Ajuda & Contato", que avaliará o caso e dará uma devolutiva ao usuário no prazo máximo de até 48 horas, contados do envio da formalização de cancelamento. Contudo, conforme Condições Contratuais, a Velox não tem obrigação de aceitar o cancelamento em pedidos realizados em menos de 20 minutos antes da sessão.
b. Compras com Produtos
No caso da compra de produtos de bomboniere, é importante é considerada a validade voucher como limitante para o prazo de cancelamento. Caso sua compra contenha também ingressos e não se deseje cancelá-los,
para realização do cancelamento parcial, é necessário encaminhar a solicitação pela "Ajuda & Contato".
- Para mais informações sobre como proceder com compras online, gentileza acessar www.veloxtickets.com, seções de dúvidas.
------------------------------
Nos casos de solicitações de Troca ou Cancelamento após o prazo anteriormente informado, não será realizado nenhum procedimento de Troca ou Cancelamento, pois os lugares ficaram reservados e impedidos para comercialização,
exceto nos casos de problemas ocasionados pela Patrocine;
Não serão aceitos Ingressos danificados, ou seja, que não seja possível identificar as informações de: Unidade, Data, Sala, Filme, Horário e Poltrona;
Não serão realizadas Trocas ou Cancelamentos sem a apresentação do Ingresso;
No caso de Troca, o cliente poderá optar por uma nova sessão dentro das sessões disponíveis em nosso sistema, sendo compatível com o mesmo tipo de exibição comprada;
Nas compras presenciais e nas compras online somente será aceito o cancelamento integral da compra, não podendo ser realizado o cancelamento parcial de determinados ingressos e/ou produtos adquiridos.
Nas compras presenciais, seja em bilheteria e/ou nas máquinas de autoatendimento, no caso de Cancelamento de Ingressos comprados em Cartão de Crédito, Débito, caso a compra tenha sido realizada na mesma data da solicitação
de Cancelamento, no prazo de até 4 (quatro) horas antes do início da sessão adquirida, o estorno será realizado via sistema. O crédito do valor será efetivado pelo banco Emissor de acordo com a data de vencimento de fatura; Caso
a compra tenha sido em data diferente da solicitação de Cancelamento será realizado o estorno mediante solicitação junto a Administradora de Pagamentos com Cartões de Crédito, Débito, o crédito do valor
será efetivado pelo banco Emissor de acordo com a data de vencimento de fatura;
---------------------
Em caso de Perda, Furto ou Roubo do seu Ingresso, não é possível realizar a reimpressão, Troca ou Cancelamento, pois o ingresso é de direito ao portador.
Para a realização de Troca ou Cancelamento de Ingressos adquiridos por meio da plataforma Velox Tickets, a solicitação deve ser realizada diretamente com a VeloxTickets no site: https://www.veloxtickets.com,
seguindo a Política de Troca e Cancelamento disponível no mesmo endereço de website informado.
Crianças de 2 a 12 anos têm direito à meia-entrada mediante apresentação do documento de identidade original com foto.
Maiores de 60 anos e aposentados têm direito à meia-entrada mediante apresentação do documento de identidade original com foto ou do documento que comprove a aposentadoria.
Pessoas com deficiência têm direito à meia-entrada mediante apresentação de laudo médico ou carteirinha de PcD.
Estudantes de educação básica (ensino fundamental e médio), educação de jovens e adultos (ensino fundamental e médio), educação profissional (básico e técnico), cursos pré-vestibulares e educação superior (cursos tecnológicos, de graduação e de pós-graduação) regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino público ou particulares têm direito à meia-entrada mediante apresentação de um documento oficial da instituição de ensino que comprove o vínculo do aluno com a mesma, podendo ser: Carteira de Identificação Estudantil (CIE) com prazo de validade, declaração de matrícula válida, sempre acompanhado de um documento de identidade original com foto.
Jovens entre 15 e 29 anos de baixa renda que fazem parte do Cadastro Único têm direito à meia-entrada mediante apresentação do documento digital ID Jovem (Identidade Jovem).
O Patrocine Cinemas não produz nem comercializa ou doa pôsteres, displays e outros materiais de filmes.